Revolução Russa de 1917 é tema de atividade em Joinville

No último sábado (29/7), a Esquerda Marxista de Joinville realizou uma formação em comemoração aos 100 anos da Revolução Russa. A atividade aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) e contou com o informe dos camaradas Tiago de Carvalho e Francine Hellmann, com o tema “Revolução Russa: fevereiro a outubro de 1917”. Esta é a segunda atividade das quatro programadas este ano em comemoração a um dos eventos mais importantes da história da humanidade.

Tiago iniciou relatando os acontecimentos que antecederam a revolução de fevereiro de 1917 e forjaram a situação política e econômica da Rússia naquele período. O início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, teve muita influência sobre os trabalhadores russos. Cerca de 40% dos operários das fábricas foram enviados aos fronts, para lutar numa guerra imperialista, que tinha o objetivo de destruir forças produtivas e alavancar o capitalismo.

A situação de miséria gerada pela guerra e a opulência da família real eram gritantes. O antigo regime econômico e social ruía, os trabalhadores e soldados se organizavam. Em fevereiro de 1917, era feita a primeira revolução, com a derrubada da monarquia, a organização dos soviets e a instauração de um governo provisório.

Em seguida, Francine falou sobre as Jornadas de Julho e o papel decisivo dos bolcheviques na revolução de outubro. A chegada de Lênin, em abril de 1917, foi um fator de extrema importância, que direcionou o Partido Bolchevique à defesa da insurreição dos operários, apoiados pelos soldados e camponeses.

Em 25 de outubro, uma nova revolução instaurou um governo soviético na Rússia. Este evento é até os dias de hoje o maior exemplo de organização, de força e de poder da classe trabalhadora.

A próxima atividade sobre a Revolução Russa em Joinville será em 26 de agosto, no Sinsej, com o tema “A Revolução Traída”. A primeira ocorreu em julho sobre a Rússia Czarista e a Revolução de 1905.