REVOLUÇÃO E CONTRARREVOLUÇÃO NA LÍBIA

 

 

A captura e assassinato do Coronel Kadhafi foram descritos em todos os seus detalhes sangrentos pela mídia. Com a morte de Kadhafi e a tomada de Sirte, o Conselho Nacional de Transição (CNT) está falando sobre a formação de um governo de transição. O CNT é reconhecido pelas potências imperialistas, cujos interesses ele representa. Contudo, muitos líbios comuns olham com justificada desconfiança ao CNT e aos seus amigos imperialistas.

Kadhafi foi capturado vivo e sumariamente fuzilado. Não é difícil adivinhar porque não foi detido e submetido a julgamento. Se fosse levado a um tribunal, teria exposto as suas passadas relações com gente como Blair, Sarkozy e Berlusconi. Isto explica porque eles tanto se deleitaram com sua morte. Sua hipocrisia é repugnante. Ainda mais porque todos eles fizeram acordos imensamente lucrativos com Kadhafi anteriormente, e chegaram até mesmo a lhe entregar opositores líbios que seriam torturados em consequência.

A morte de Kadhafi e o colapso final de seu regime fecham um capítulo. No entanto, tal fato apenas representa um ponto de virada na situação. Agora que o velho regime finalmente se foi, abre-se a luta sobre o futuro da Líbia. Nesta luta, veremos as forças da revolução e da contrarrevolução tentando ganhar o controle.

ler a matéria completa em: https://www.marxismo.org.br/index.php?pg=artigos_detalhar&artigo=878