Reta final do PED 2009

Como foram os debates entre os candidatos a presidente e quais as principais polêmicas.

Já foram realizados todos os debates do PED, inclusive os debates entre os candidatos a presidente nacional do PT. O companheiro Serge Goulart participou de todos esses e, a partir deles, conseguiu diversas adesões à nossa chapa nacional.

Em BRASÍLIA, com 500 pessoas participando, muitos petistas vibraram com a intervenção de Serge. Importantes apoios surgiram e se comprometeram com a campanha de nossa chapa.

No PARÁ, um blog de um petista relatou: “Quem deu um show de simpatia foi o candidato Serge Goulart, que atendeu todos gentilmente. Com um estilo meio ‘militante dos anos 70’, defendeu o PT das origens e dos princípios. Ganhou o troféu simpatia do blog e alguns votinhos.”

O debate em SÃO PAULO realizou-se em um local acanhado que impediu a participação da base. Cerca de 300 pessoas participaram e mais uma vez todos os candidatos, exceto Serge Goulart, expressaram suas concordâncias com a candidatura de Dilma que veio como imposição por cima do partido, desrespeitando até mesmo o Congresso do PT que simplesmente homologará a candidata.

Sokol, da corrente “O Trabalho”, que antes se esquivava, passou a acatar Dilma como a cadidata.

Serge criticou as alianças com os partidos da burguesia, sempre recebendo amplo aplasuso dos presentes. Propôs que a direção estadual organizasse outro debate em um ginásio de esportes ou estádio, para permitir a participação dos filiados e militantes. (Risos no plenário)

Em PORTO ALEGRE, com cerca de 450 militantes, o debate rendeu apoio de militantes de base e dirigentes locais. Uma companheira disse a Serge, no final do debate: “você falou o que a maioria de nós está sentindo”. Uma coisa é certa, os militantes do RS estão bastante desconfiados da política que seus dirigentes estão desenvolvendo. Ainda mais que no Rio Grande do Sul o inimigo principal é hoje o PMDB.

Serge explicou que não é possível apoiar uma aliança nacional com o PMDB e pensar que isso não vai chegar no RS. O mesmo Serge explicou nos debates de SALVADOR, RECIFE e FORTALEZA que também contaram com a presença de centenas de filiados.

A principal polêmica entre os debatedores é sobre a política de alianças. Esta polêmica já foi bem analisada no artigo do camarada Luiz Bicalho: PED 2009: Seis candidatos e Três políticas

Em todos os debates fica claro que a única chapa que defende a ruptura das alianças com os partidos burgueses e a retomada da luta pelo socialismo é a chapa VIRAR À ESQUERDA! REATAR COM O SOCIALISMO!

Deixe um comentário