Início / Artigos / Outras Análises | Ver Mais / Economia / Ratos abandonando o navio?

Ratos abandonando o navio?

Luiz Bicalho

De repente, muito de repente, alguns ventos parecem estar mudando. O dolar aumentou – embora uma boa parte disso seja pura especulação – e a remessa de dolares para o exterior começou a bater records sucessivos.

O site Estadao.com.br relata:
“Multinacionais instaladas no Brasil aceleraram a remessa de lucros em agosto. Em meio à piora da crise, filiais brasileiras enviaram US$ 5,1 bilhões às sedes, recorde para o mês desde o início da coleta de dados feita pelo Banco Central em 1947.
Em setembro, as transferências diminuíram temporariamente pela disparada do dólar, o que prejudica a conversão do lucro em moeda estrangeira. Mas as cifras devem voltar a crescer nas próximas semanas porque, tradicionalmente, empresas elevam as remessas no fim do ano.”
Desde 1947? É algo bem diferente. Segundo o Estadão as remessas dobraram em relação a agosto do ano passado e aumentaram 180% em relação a julho! A previsão de remessas do Banco Central aumentou de 37 para 38 bilhões. Mas será que isso vai ser cumprido? O problema é que a situação atual é instável, apesar de uma tendencia geral de piora.

Ah, sim, para ajudar os “investimentos” no Brasil, a remessa de lucros ao exterior continua com uma taxação muito próxima de zero! 

Deixe seu comentário

Leia também...

Como produzir uma recessão? Sobre as causas do déficit primário na economia brasileira

Nesta quarta-feira (30/8), foi noticiado um rombo das contas públicas de R$20 bilhões neste ano, …