RAFAEL, MAIS UM PRESO POLÍTICO CONDENADO

A Justiça do Rio acaba de emitir a condenação do primeiro manifestante de junho no estado. E a decisão não poderia ser mais absurda e arbitrária, mostrando a prática sistemática da polícia em forjar provas, tal como o caráter de classe da Justiça. Rafael Braga, de 26 anos, foi condenado a nada menos que 5 anos de prisão, em regime fechado! E qual foi seu crime?

Rafael, que é morador de rua e sobrevive catando latinhas, foi detido no ato do dia 20 de junho com duas garrafas. Uma de água sanitária e outra de Pinho Sol. Pois bem, para a polícia essas duas garrafas eram “coqueteis molotov”! Todos sabem que não é possível fazer um coquetel molotov com garrafas plásticas! Mas para quem deteve manifestante por porte de vinagre, não é de se estranhar. Rafael, que está preso há cinco meses na Penitenciária de Japeri, é um preso político. E o fato de sua condenação ter saído num momento em que recrudesce a criminalização contra os movimentos sociais não é coincidência. LIBERDADE JÁ PARA RAFAEL E TODOS OS PRESOS POLÍTICOS! FIM DE TODOS OS PROCESSOS CONTRA OS MANIFESTANTES!

É como diz o Manifesto da Campanha Público, Gratuito e para todos:

Abaixo a repressão!

Não podemos aceitar que a juventude pobre e trabalhadora continue a ser aterrorizada e assassinada nas periferias de todo o país pela Polícia Militar. Também não podemos aceitar que todas as vezes que decidimos levantar a cabeça e erguer nossas vozes contra as injustiças, que decidimos protestar e nos manifestar, o Estado coloque todas as chamadas “forças de segurança” para nos reprimir. Tratam-nos como criminosos, chegando ao absurdo de nos acusar de “formação de quadrilha”, “vandalismo”, etc. Não! Não somos criminosos! Não aceitamos que continuem a criminalizar as lutas sociais! Exigimos liberdade de expressão e direito à livre manifestação! Exigimos que todos os manifestantes presos sejam soltos, que todos os processos contra manifestantes sejam retirados! Que todas as condenações sejam anuladas! Nenhum ativista preso. Nenhum militante político criminalizado!

Leia o manifesto na íntegra aqui: https://www.facebook.com/photo.php?