Quem governa as cidades?

Em todo o país, são anunciadas as posses de novos prefeitos e vereadores. Publicidades e manchetes destacam aqueles que alegaram terem o poder de mudar as cidades.

Foto: Cidade de Bauru, em São Paulo.

Quem governa as cidades são os negócios e o capital. Não são os prefeitos. Esses são gerentes dos grandes negócios da burguesia e dos donos de capitais nas cidades. Ou seja, as cidades são organizadas para fazer valer estes interesses.

Vejamos o exemplo de Bauru. Os secretários que foram anunciados até agora pelo prefeito eleito Gazzetta, têm fortes ligações com grupos que atuam no ramo de transportes, construção civil, mercado imobiliário, rentistas, comunicação, especuladores imobiliários, indústria do entretenimento, educação privada etc.

São esses grupos, vias seus gerentes diretos que são indicados para cargos de secretários, presidentes de empresas públicas e autarquias, e também seus representantes nas câmaras municipais, que de fato possuem o poder de administrar a cidade. Os prefeitos que se submetem à regra do jogo, e são a maioria esmagadora, tornam-se estafetas institucionais e encantadores de serpente.

Estes “senhores” contam com um sem número de instrumentos para manipular a maioria da população, via os veículos de comunicação, e outras instituições como templos religiosos, escolas, faculdades, que por esses serviços acabam recebendo benesses de diversos conteúdos.

À maioria da população resta se organizar de forma autônoma e independente, em amplos conselhos populares, para fazer a disputa e a luta por seus direitos. Esta tarefa se torna urgente, em razão dos ataques a que estamos sendo submetidos enquanto trabalhadores, me que e precisaremos enfrentar com muita mobilização, organização e disposição.