Início / Artigos / Outras Análises | Ver Mais / Economia / Quanto vale um aeroporto? E a maior reserva de petróleo do Brasil?

Quanto vale um aeroporto? E a maior reserva de petróleo do Brasil?

19 bilhões de dólares. Este foi o valor pago pela “concessão” do aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. 15 bilhões de dólares. Este o valor pago pelo Campo de Libra. E a presidente do Brasil, Dilma, vibrou com as duas vendas.

Ela vende o Brasil e está gostando disso? Afirma que é bom ter empresas que vão “construir” o Brasil? Uai, e eu que pensei que o negócio de aeroporto era “serviço” de pousar e despachar aviões, cargas e passageiros. Agora noto que Aeroporto “constrói” o Brasil.

Sejamos diretos: o que o governo Dilma vem fazendo é simplesmente entregando boa parte dos negócios públicos do Brasil – aeroportos, portos, estradas – para fazer caixa e garantir o superávit primário, o dinheirinho para pagar os bancos. Em outras palavras, os bancos financiam as grandes empresas, que pagam ao governo, que usa este dinheiro para pagar juros aos bancos. Resultado: o governo vendeu o maior campo de petróleo do Brasil para pagar juros aos bancos, vendeu aeroportos, portos e rodovias para pagar os bancos, está entregando o Brasil para os banqueiros.

Alias, se é interessante notar que um aeroporto “vale” mais que o maior campo de petróleo do Brasil (quem será que acredita nesta lenda). É preciso lembrar uma outra coisinha interessante: durante semanas a grande imprensa especulou que as companhias chinesas iriam ficar com a parte de leão do negocio de Libra. Mas no final desvendou-se o mistério, não teve concorrência, apenas um consórcio onde entraram duas companhias chinesas, cada uma com 10%. E a Petrobras, com 40%, pagou 9 bilhões de dólares pela sua parte. Muito bem.

Duas semanas depois a Petrobras vende todos os seu negócios no Peru por 9 bilhões de dólares. E quem comprou foi uma daquelas chinesas que ficou somente com 10% do Campo de Libra. E, claro, a presidente Dilma nada tem a dizer sobre este “negócio”.

Deixe seu comentário

Leia também...

Os capitalistas estão assustados com o capitalismo

Rob Sewell verifica as condenações brutais que ninguém menos que os próprios capitalistas estão lançando …