“Público, Gratuito e Para Todos: Transporte, Saúde, Educação! Abaixo a Repressão!”

Leia o Manifesto. Esta é a resposta à voz das ruas de junho de 2013. Contra o capital, seus partidos e seus servidores reformistas, organizar a juventude e os trabalhadores.

Transporte público e gratuito!

Queremos que todo transporte seja gerido pelo Estado, sem concessões e empresas privadas que sempre colocarão seu lucro em primeiro lugar contra a qualidade do serviço prestado. Este transporte deve ser abundante para atender toda a população em todos os horários sem superlotação. Nenhuma tarifa deve ser cobrada! Passe Livre! Tarifa Zero!

Saúde pública e gratuita para todos!

Não podemos aceitar que sigam as mortes nas filas de hospitais públicos, por falta de médicos e leitos. Chega de esperar horas nas filas para depois esperar semanas para uma consulta e depois mais semanas para um exame. Não podemos aceitar que doenças de fácil prevenção continuem a assolar o povo brasileiro. Queremos “Mais Médicos” sim, mas também queremos mais leitos, mais hospitais, mais postos de saúde, mais remédios, mais aparelhos e estrutura. Queremos todos os medicamentos e exames gratuitos! Não podemos aceitar que para conseguir ter um atendimento médico minimamente necessário sejamos obrigados a pagar algum convênio médico privado! Atendimento de saúde gratuito e abundante para todos!

Educação pública e gratuita para todos em todos os níveis!

Nenhuma criança fora da creche! Nenhuma criança ou jovem fora da escola! Nenhum brasileiro analfabeto! Queremos aprender, queremos ter acesso aos conhecimentos que a humanidade acumulou: ciências, matemática, idiomas, música, teatro, vídeo, dança, artes, filosofia, literatura, etc. para todos os estudantes do país. Queremos salas com menos alunos, professores bem remunerados e com menor jornada de trabalho, para se dedicarem mais aos seus alunos. Queremos a Federalização das Universidades Pagas que recebem dinheiro público! Queremos o fim dos vestibulares: Vagas para todos nas universidades públicas! Quase 8 milhões de jovens prestaram o ENEM para menos de 400 mil vagas! As cotas raciais não nos servem! Colocam alguns jovens nas universidades públicas, enquanto a maioria esmagadora da população negra continua fora dela. Não queremos cotas, queremos todos os negros dentro da universidade! Queremos todos os jovens, independente da cor da pele, com os mesmos direitos, nas universidades públicas!

Não Pagamento da Dívida Interna e Externa!

Dinheiro para atender todas essas necessidades existe. Mas vem sendo roubado de nós! O Governo paga a chamada “Dívida Pública Interna e Externa” que na verdade é uma dívida eterna, que já foi paga várias vezes e não foi o povo que fez. Uma dívida que sempre é renegociada em condições desfavoráveis para o povo e que coloca nos bolsos dos capitalistas quase R$ 1 trilhão todos os anos e só cresce! Esta é a verdadeira e maior corrupção! Chega! Pelo não pagamento da Dívida! Usar todo esse dinheiro para Transporte, Saúde, Educação, Público, Gratuito, Para todos!

Abaixo a repressão!

Não podemos aceitar que a juventude pobre e trabalhadora continue a ser aterrorizada e assassinada nas periferias de todo o país pela Polícia Militar. Também não podemos aceitar que todas as vezes que decidimos levantar a cabeça e erguer nossas vozes contra as injustiças, que decidimos protestar e nos manifestar, o Estado coloque todas as chamadas “forças de segurança” para nos reprimir. Tratam-nos como criminosos, chegando ao absurdo de nos acusar de “formação de quadrilha”, “vandalismo”, etc. Não! Não somos criminosos! Não aceitamos que continuem a criminalizar as lutas sociais! Exigimos liberdade de expressão e direito à livre manifestação! Exigimos que todos os manifestantes presos sejam soltos, que todos os processos contra manifestantes sejam retirados! Que todas as condenações sejam anuladas! Nenhum ativista preso, nenhum militante político criminalizado!

Abaixo o capitalismo!

Estamos fartos de um sistema que só protege os ricos e criminaliza os pobres, os trabalhadores e a juventude. Um sistema em que uma minoria tem todas as riquezas que os trabalhadores produzem enquanto estes não têm nada além de dívidas e sofrimento permanente para sustentar sua família. Estamos fartos de um sistema em que a juventude não tem futuro e onde tudo é organizado em função do lucro das multinacionais, dos bancos, da especulação. Estamos fartos deste sistema que organiza guerras, espionagem, tráfico e pilhagens pelo mundo todo. Queremos erguer um mundo de liberdade, um mundo de fraternidade, um mundo de igualdade, um mundo socialista onde não exista nem opressão e nem exploração.

Vamos lutar, vamos conquistar nossas reivindicações, vamos construir juntos esse novo mundo!