Início / Artigos / Outras Análises | Ver Mais / Sindical / Professores das universidades públicas preparam greve nacional

Professores das universidades públicas preparam greve nacional

O que está mobilizando a categoria é a negativa do governo em conceder reajuste aos professores do ensino superior. Mas as reivindicações não são só salariais. Os professores protestam contra a imposição de metas produtivistas e a precarização das condições de trabalho. Os sindicatos denunciam que os docentes são alvos de uma séria de medidas que conduzem a conseqüências para sua saúde.

Situação das assembleias até o fechamento desta nota: assembleia de docentes da UFPR aprovou indicativo de greve; assembleia da UFF decidiu construir a mobilização para a greve; Docentes da UFCG já decidiram paralisação para os dias 23 e 24 de agosto; novas assembleias se realizarão esta semana…
O que está mobilizando a categoria é a negativa do governo em conceder reajuste aos professores do ensino superior. Mas as reivindicações não são só salariais. Os professores protestam contra a imposição de metas produtivistas e a precarização das condições de trabalho. Os sindicatos denunciam que os docentes são alvos de uma séria de medidas que conduzem a conseqüências para sua saúde. O ANDES-SN ainda mantém esperanças nas mesas de negociação, mas a paciência com o governo está se esgotando.
Deflagrada a greve do ANDES-SN, Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior, os professores se somam a diversas outras categorias do funcionalismo público e também aos estudantes num movimento mais amplo que exige dos governos aberturas de negociações e atendimento efetivo as suas demandas. Mostrando também que é grande a insatisfação com os atuais projetos de educação no país como o REUNI e o que se anuncia no novo PNE.
Os estudantes da UFPR também deram o exemplo, numa assembléia de mais de 400 presentes, decidiram entrar em greve com uma pauta estudantil, e também em apoio aos professores e técnicos administrativos. Abaixo, segue um vídeo da assembléia geral dos docentes da UFPR.
para ver o vídeo linke o que segue: http://www.youtube.com/watch?v=KFDc-cihGIo

Deixe seu comentário

Leia também...

Contribuição ao programa da chapa única de oposição do SATED/SP

As eleições do SATED/SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo de Diversão do Estado …