O desemprego que ronda o mundo

O novo cálculo do IBGE desmontou a farsa dos números de que a economia vai mal mas o emprego continua bem. 7,7% de desempregados, com o desemprego concentrando-se nas regiões norte e nordeste do pais mostram que a vida é muito mais dura que as análises otimistas dos “economistas” de plantão. Mas esse problema não é só brasileiro.

O calculo da OIT mostra que no mundo inteiro 202 milhões de pessoas estão desempregadas. Destes, 75 milhões de jovens. E mais de 25 milhões de pessoas pararam de procurar emprego. Mais que isso, as projeções são de que a população cresça mais do que os empregos crescem, em outras palavras, o desemprego aumentará nos próximos anos. Sim, eles choram lágrimas de crocodilo e dizem que é necessário ter uma política de mais empregos. O problema, com o capitalismo, é: como?

A última grande crise de emprego no mundo foi “resolvida” em 1939: o mundo entrou em guerra, quem não estava empregado foi pra guerra e milhões foram mortos. Resultado: mais empregos que pessoas. Mas esta solução não está imediatamente disponível e a política da burguesia é uma só: empurrar com a barriga e rezar para que não exista nenhum partido revolucionário disposto a ir até o fim na luta pelo emprego, o que implicará na luta para acabar com o capitalismo. Sem estatizar as empresas, é impossível dividir o emprego existente entre todos os trabalhadores, diminuindo o horário de trabalho sem diminuir o salário. É uma ótima solução, só que ela corta no bolso e na carne da burguesia que prefere cortar a carne do proletariado, aumentando a miséria, o desemprego, o tráfico de drogas, a criminalidade a entregar um só de seus anéis. Resta saber se o proletariado vai aguentar tal situação por muito tempo.

****

Abaixo, matéria da BBC Brasil com dados sobre o desemprego no Brasil e no mundo:

Brasil continuará com desemprego acima de média global até 2016, diz OIT

O desemprego no Brasil deverá continuar acima da média mundial pelo menos até 2016, segundo previsões da Organização Mundial do Trabalho (OIT) divulgadas nesta segunda-feira.

As estimativas preliminares da organização, incluídas no relatório Tendências Mundiais do Emprego 2014, indicam que a taxa de desemprego global atingiu 6% da população economicamente ativa mundial no ano passado, se mantendo estável em relação a 2012.

No Brasil, a OIT acredita que a taxa de desemprego atingiu 6,7% em 2013, cairá levemente neste ano para 6,6%, e chegará a 6,5% em 2015 e também em 2016. Já o índice global de desemprego deverá ser em média de 6,1% entre 2014 e 2016, nas previsões da organização.

Caso a projeção da OIT se confirme, o Brasil será o único país entre os integrantes do Bric (grupo formado por Brasil China, Índia e Rússia) a ter taxas de desemprego acima da média mundial pelos próximos dois anos.

Na China, o índice deve totalizar 4,6% em 2013 (e 4,7% neste ano). Na Índia, a taxa preliminar estimada é de 3,7% no ano passado (e de 3,8% em 2014), e, na Rússia, segundo os cálculos da OIT, o desemprego afetou 5,8% da população ativa em 2013.

Jovens

Segundo os últimos números oficiais disponíveis, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,4% no segundo trimestre de 2013. Até novembro, o desemprego acumulava alta de 4,6%.

Para este ano e o próximo, o FMI já havia divulgado estimativas mais otimistas do que as da OIT. Para o Fundo Monetário Internacional, o índice deve fechar este ano em 5,8% (portanto, abaixo da média global da OIT) e, em 2014, em 6% (exatamente a média de 2013).

Por sua vez, consultorias como a LCA e a Tendências prevêem uma taxa de desemprego neste ano de no máximo 5,7% neste ano.

O estudo da OIT afirma que o Brasil possui um alto índice de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam ou fazem cursos profissionalizantes e, ao mesmo tempo, também não estão empregados: 18,4% das pessoas nessa faixa etária.

Em todo o mundo, 74,5 milhões de jovens com menos de 25 estariam desempregados. A taxa mundial nessa faixa etária atingiu 13% no ano passado, mais do que o dobro da média global de 6%, que inclui todas as idades.

Segundo a OIT, o número de novos desempregados aumentou em 5 milhões no mundo no ano passado, totalizando 202 milhões de pessoas sem emprego.

O leste e o sul da Ásia representam mais de 45% dos novos desempregados no mundo em 2013, seguidos pelo África subsaariana e pela Europa.

Na América Latina, o número de novos desempregados em 2013 ficou pouco abaixo de 50 mil, o que representa apenas cerca de 1% da alta mundial.

Déficit mundial

“A fraca retomada econômica mundial não suscitou a melhora dos mercados de trabalho. O crescimento do emprego permanece fraco e o desemprego continua aumentando, sobretudo entre os jovens”, diz o relatório.

“Vários setores registraram lucros, mas eles foram investidos nas bolsas e não na economia real, prejudicando as perspectivas de emprego no longo prazo”, afirma a OIT.

Outro aspecto importante destacado pelo relatório é o número de quase 23 milhões de pessoas que “abandonaram” o mercado de trabalho desde o início da crise financeira mundial, em 2008, “desencorajados” pela falta de propostas.

A OIT afirma que o “déficit mundial” de empregos ligado à crise continua aumentando desde 2008 e já totalizava, no ano passado, 62 milhões (32 milhões de novos desempregados, 23 milhões de “desencorajados” que desistiram de procurar um emprego e 7 milhões de inativos – que nem chegaram a procurar um trabalho.

“Segundo as tendências atuais, o desemprego mundial deverá se agravar, ainda que progressivamente, e ultrapassar 215 milhões de desempregados em 2018”, diz o estudo. Ou seja, 13 milhões de novos desempregados nos próximos quatro anos.

“Nesse período, cerca de 40 milhões de novos empregos vão ser criados a cada ano, o que é inferior aos 42,6 milhões de pessoas que deveriam ingressar, anualmente, no mercado de trabalho”, afirma a OIT.