Noticias e vídeos sobre a greve dos mineiros na Espanha

A luta dos mineiros, em greve geral na Espanha, tem sido muito dura, particularmente nas Astúrias e Leon. Eles ergueram barricadas em chamas. Seguidamente bloqueiam as principais estradas e ferrovias nas regiões de mineração. A resposta da polícia tem sido brutal.

Com informações de Lucha de Clases – seção espanhola da CMI

http://www.luchadeclases.org

As mulheres dos mineiros realizam bloqueio em rodovia na Espanha
As mulheres dos mineiros realizam bloqueio em rodovia na Espanha

A luta dos mineiros espanhóis que realizam sua greve geral tem sido muito dura, particularmente nas Astúrias e Leon. Os mineiros ergueram barricadas em chamas. Seguidamente bloqueiam as principais estradas e ferrovias nas regiões de mineração. A resposta da polícia tem sido brutal.

Em 15 de junho ocorreram intensos combates deixando vários feridos. Aqui você pode ver algumas das imagens recolhidas na Internet por alguns colegas:

A greve geral nas áreas de mineração foi deflagrada em 18 de junho. No mesmo dia, foram realizados bloqueios e manifestações de solidariedade em toda a Espanha.

A greve foi convocada pelas federações dos dois sindicatos de mineração mais importantes, CCOO e UGT. Estas centrais sindicais têm amplo apoio nas áreas de mineração em todo o país. Muitos estão comentando que era relativamente fácil para a polícia atacar as manifestações e ocupações dos Indignados, mas com os mineiros “a história é diferente.”

Unidades especiais das forças de choque da Guarda Civil e a odiada Polícia Nacional têm sido usadas ​​para tentar remover as barricadas. A luta tem sido feroz, a polícia lançou gás lacrimogêneo contra os trabalhadores, os mineiros responderam com foguetes e até dinamite.

Após os confrontos iniciais, a repressão policial foi intensificada nas cidades mineiras e lançando-se contra a revolta geral da população que inclui mulheres, crianças e idosos. Isso só serviu para enfurecer ainda mais os mineiros e suas famílias. Elas são das comunidades que dependem inteiramente da mineração e estão lutando para defender seus meios de subsistência, em última análise, a sua vida.

Este vídeo é de “Manosanta Productions”

Milhares se reuniram também em 5 de Junho em Mieres, Asturias, em apoio à luta dos mineiros, cantando o hino dos mineiros “Santa Bárbara”.

A luta recebeu o apoio dos mineiros ingleses que criaram o “Comitê de Solidariedade aos Mineiros espanhóis” lançado na segunda-feira 11 de junho em Sheffield por antigos mineiros e outros que participaram das greves históricas mineiras de 1984-85 na Grã-Bretanha.