Nota do Núcleo dos Petroleiros do PT sobre o leilão de Libra

Os Petroleiros integrantes do Núcleo dos Petroleiros do PT/RJ, coerentes com o seu passado de lutas contra a privatização da Petrobras e em defesa do monopólio da União sobre os nossos recursos de petróleo e gás, vem tornar público às instancias partidárias, Municipal, Estadual e Nacional do PT, sua resoluçāo de condenar o leilão do gigantesco campo petrolífero de LIBRA no Pré-Sal, um dos maiores  do Mundo.

Este leilão significa privatizar e desnacionalizar recursos estratégicos do nosso País comprometendo a Soberania Nacional e o nosso futuro como nação socialmente desenvolvida. Este petróleo será em no mínimo 55% expropriado, sendo exportado diretamente da plataforma, sem pagar imposto (via lei Kandir), e sem gerar outras riquezas e desenvolvimento no País. Isso sem falar das armadilhas que a ANP introduziu no leilão e a possibilidade do óleo produzido pela Petrobras ser exportado da mesma forma.

Este leilão é um retrocesso na política do governo federal e abandono do compromisso da presidenta de utilizar os recursos do Pré-sal para eliminar as gritantes desigualdades ainda existentes no Brasil, conforme suas palavras em 2010: “ O Pré-sal é o nosso passaporte para o futuro!”.

Por isso, e fiéis ao programa transformador do Partido dos Trabalhadores, clamamos as lideranças do Partido que atuem efetivamente para suspender o leilão de Libra e, à militância do PT, para que se una às manifestaçōes contra o leilão marcado para o próximo dia 21 de outubro.

 

Rio de Janeiro, de Janeiro, 03 de Outubro de 2013

 

Núcleo dos Petroleiros do PT do Estado do Rio de Janeiro.