Início / Luta de Classes / Nota do Núcleo dos Petroleiros do PT sobre o leilão de Libra

Nota do Núcleo dos Petroleiros do PT sobre o leilão de Libra

Os Petroleiros integrantes do Núcleo dos Petroleiros do PT/RJ, coerentes com o seu passado de lutas contra a privatização da Petrobras e em defesa do monopólio da União sobre os nossos recursos de petróleo e gás, vem tornar público às instancias partidárias, Municipal, Estadual e Nacional do PT, sua resoluçāo de condenar o leilão do gigantesco campo petrolífero de LIBRA no Pré-Sal, um dos maiores  do Mundo.

Este leilão significa privatizar e desnacionalizar recursos estratégicos do nosso País comprometendo a Soberania Nacional e o nosso futuro como nação socialmente desenvolvida. Este petróleo será em no mínimo 55% expropriado, sendo exportado diretamente da plataforma, sem pagar imposto (via lei Kandir), e sem gerar outras riquezas e desenvolvimento no País. Isso sem falar das armadilhas que a ANP introduziu no leilão e a possibilidade do óleo produzido pela Petrobras ser exportado da mesma forma.

Este leilão é um retrocesso na política do governo federal e abandono do compromisso da presidenta de utilizar os recursos do Pré-sal para eliminar as gritantes desigualdades ainda existentes no Brasil, conforme suas palavras em 2010: “ O Pré-sal é o nosso passaporte para o futuro!”.

Por isso, e fiéis ao programa transformador do Partido dos Trabalhadores, clamamos as lideranças do Partido que atuem efetivamente para suspender o leilão de Libra e, à militância do PT, para que se una às manifestaçōes contra o leilão marcado para o próximo dia 21 de outubro.

 

Rio de Janeiro, de Janeiro, 03 de Outubro de 2013

 

Núcleo dos Petroleiros do PT do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Leia também...

Campinas na luta contra o Escola Sem Partido e a Lei da Mordaça!

A Associação dos Professores da Puc-Campinas (Apropucc) emitiu nota esta semana repudiando o projeto de …