Molon cobra que PT do RJ saia dos governos de Cabral e Paes


Em boletim enviado para seus eleitores no último mês, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) defendeu que o PT saia dos governos de Sergio Cabral (PMDB) e de Eduardo Paes (PMDB) no Rio de Janeiro. A opinião de Molon vai de encontro ao diretório regional do partido que já aprovou inclusive a indicação do vereador Adilson Pires como candidato à vice na chapa de Eduardo Paes em 2012.

Molon foi o deputado federal mais votado do PT em 2010 com aproximadamente 130 mil votos o que aumenta o peso de sua crítica interna ao partido. Segundo o boletim enviado por seu mandato:

“Molon tem defendido que o PT trilhe seu próprio caminho no Rio de Janeiro, deixando de participar dos governos estadual e municipal do PMDB. Molon vem propondo isso há um bom tempo e, recentemente, em encontro do Diretório Municipal da capital, sustentou a necessidade de candidatura própria do partido à prefeitura do Rio no ano que vem. Para Molon, a participação do PT nestes governos tem levado instâncias e parlamentares do partido à defesa de ideias e propostas que se chocam com as bandeiras e a história petista, provocando profunda e traumática divisão interna. Por tudo isto, nosso mandato vai continuar insistindo que o PT-RJ saia dos governos estadual e municipal do PMDB e, assim, se reencontre com sua história para construir seu próprio caminho”.

Um exemplo deste constrangimento que a participação no governo do PMDB tem causado à militância do PT pode ser vista na recente aprovação da privatização da saúde no Rio de Janeiro. Parte da bancada do partido foi obrigada a votar a favor da implementação das Organizações Sociais na saúde do estado.
No entanto, mais do que apresentar risco à aliança PMDB-PT no estado do Rio de Janeiro, a crítica do deputado deve ser encarada como uma demarcação clara junto ao seu eleitorado de zona sul.




Fonte: Carta do Rio
01/11/11