Início / Política Nacional e Internacional | Ver Mais / Resoluções & Declarações / Liberdade imediata para Jeferson Diego Gonçalves

Liberdade imediata para Jeferson Diego Gonçalves

Na madrugada de 26 de fevereiro, em pleno domingo de carnaval, o militante do MST da Regional de Iaras, Jeferson Diego Gonçalves, foi preso e levado para Lençóis Paulista. Há uma previsão que ele seja transferido a qualquer momento para o CDP do município de Avaí/SP.

Trata-se de um processo judicial resultante dos conflitos da luta pela terra, que chegou à fase de condenação a 4 anos e 8 meses pelo Tribunal de Justiça, com a determinação de cumprimento em regime semi aberto. No entanto, o companheiro foi preso em regime fechado, por determinação do juiz da Comarca de Lençóis Paulista – SP.

Chamamos a atenção e pedimos a solidariedade dos companheiros e companheiras, pois o caso em específico é agravado pela conjuntura política do país que tenta calar os movimentos sociais, através da criminalização de militantes e ativistas.

Tal situação pode gerar uma onda de perseguições na região de Iaras/SP dado ao histórico de conflitos provocados pela escandalosa apropriação privada de cerca de 50 mil hectares de terras públicas, por grandes empresas do agronegócio como a Cutrale (laranja), Suzano, Lwarcell e Ripaza (madeira), Barra Grande, Tecnocana,  Agricana e Terracana (usinas de cana de açúcar).

Além disso, a prisão de Jeferson Diego Gonçalves é uma demonstração do quanto a decisão recente de prisão em segunda instância é seletiva e direcionada aos pobres, negros e aos que lutam. Lutaremos para que todos presos e exilados políticos do MST e de outras organizações sigam firmes no caminho das batalhas necessárias, em liberdade!

Por estas razões a Esquerda Marxista manifesta sua solidariedade à luta dos companheiros e companheiras do MST, se dirigindo ao Juiz de Direito de Lençóis Paulista Dr. Mario Ramos dos Santos. Email: lencois2@tj.sp.gov.br e lencois2@tjsp.jus.br, para que coloque em liberdade Jeferson Diego Gonçalves. Envie cópia da Moção para: (roque800@gmail.com).

Deixe seu comentário

Leia também...

Comunicado da Corrente Marxista Internacional sobre o referendo da independência catalã

Nós publicamos aqui um comunicado da Corrente Marxista Internacional sobre a crise na Espanha. O …