Liberdade e Luta e Juntos: Pelo direito a um futuro!

Seguindo com seu projeto de destruição dos direitos conquistados em anos de luta e mobilização, o governo Temer prepara mais um grande ataque aos trabalhadores e à juventude.

A Reforma da Previdência, juntamente com a lei das terceirizações e a Reforma Trabalhista, precariza ainda mais as condições de trabalho no Brasil e busca reduzir os custos da burguesia com força de trabalho.

A consequência é a diminuição da renda real dos trabalhadores e o aumento da instabilidade nos empregos. Na prática, trata-se de jogar em nossas costas os custos da crise capitalista.

Hoje a aposentadoria integral só pode ser recebida por aqueles cuja soma dos anos de contribuição e de idade chegue a 95 (homens) ou 85 (mulheres).

Com a reforma de Temer, será necessário contribuir por 49 anos ininterruptos e ter 65 anos de idade para requerer a aposentadoria integral. Ou seja, um jovem que comece a trabalhar aos 16 anos precisará se manter empregado a vida inteira sem jamais deixar de contribuir.

Os índices de evasão do ensino médio e do ensino superior, que hoje estão próximos dos 20%, tendem a crescer uma vez que os jovens se vejam obrigados a priorizar ainda mais o trabalho.

O desemprego, que está em 12,6%, entre os jovens de 18 a 24 anos chega a 25,9%. O que será dos que estão sem contribuir há meses ou anos se o projeto for aprovado?

Ainda mais escandaloso é observar que nas regiões mais pobres do país, Norte e Nordeste, a expectativa de vida para homens é de 68,7 anos, chegando a 66,5 anos em Alagoas.

Estudar menos, aceitar empregos cada vez piores, trabalhar a vida inteira e morrer sem jamais desfrutar de uma aposentadoria minimamente digna: esse é o futuro que a burguesia prepara para nós.

A única arma capaz de derrotar essa investida é a união da juventude e dos trabalhadores em uma frente única contra os ataques. Esse é o caminho que a Liberdade e Luta aponta no material preparado e distribuído ao lado do Juntos! no Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE e que também chegará às escolas e universidades.

Se eles nos atacam com suas leis, nós respondemos com organização e unidade de classe. Estamos na luta pelo nosso direito a um futuro.