Início / Luta de Classes | Ver Mais / Lançamentos no Brasil do livro “Stalin” de Trotsky, com Alan Woods

Lançamentos no Brasil do livro “Stalin” de Trotsky, com Alan Woods

A Editora Marxista e a Editora Movimento trazem ao Brasil o último livro inédito de Leon Trotsky: a biografia de Stalin.

Em 1946 foi publicada pela primeira vez uma biografia de Stalin em inglês, cuja autoria foi atribuída a Trotsky, que havia sido assassinado seis anos antes por um agente estalinista, enquanto escrevia o livro.

A viúva de Trotsky e seus colaboradores mais próximos denunciaram as distorções contidas em tal publicação, mas não conseguiram impedir que a editora estadunidense, que detinha os manuscritos de Trotsky em russo, lançasse o livro.

Desde então, dezenas de edições em diversos idiomas circulam pelo mundo – todas traduzidas a partir do texto distorcido e mutilado de 1946.

Mas, ao encontrar os manuscritos originas de Trotsky, em russo, na Universidade de Harvard, Alan Woods foi capaz de editá-los e traduzi-los do russo ao inglês, publicando em 2016, a biografia inacabada de Stalin, escrita por Trotsky, livre das distorções impostas por 70 anos.

O neto de Trotsky, Esteban Volkov, aos 90 anos, diretor do Museu Casa de Leon Trotsky, reconhece esta como a única edição válida da obra de seu avô, e assina o prefácio do livro.

Cerca de 300 páginas foram adicionadas dos manuscritos, que haviam sido cortadas na edição de 1946, conferindo a esta obra seu caráter inédito.

A obra está em fase final da tradução ao português, e lançaremos o primeiro volume (metade do livro, pouco mais de 500 páginas), durante o mês de outubro, com a presença de Alan Woods, que virá ao Brasil especialmente para este lançamento.

Confira abaixo o roteiro de lançamentos:

São Paulo

O evento ocorrerá em 4 de outubro, às 19 horas, no Auditório 333 da PUC-SP e, além da presença de Alan Woods, contará com uma vídeo-conferência com Esteban Volkov, o neto de Trotsky, e a presença de Roberto Robaina, dirigente do MES/PSOL, Serge Goulart, da Esquerda Marxista e Beatriz Abramides, da Apropuc. Você pode confirmar presença e acompanhar as novidades pelo evento do Facebook.

Rio de Janeiro

O evento ocorrerá dia 9 de outubro, às 18h30, no Salão Nobre do IFCS e, além da presença de Alan Woods, contará com a presença de Luciana Genro (PSOL), Luiz Bicalho (Editora Marxista) e Danilo Serafim (SEPE-RJ e Coletivo Marxista Paulo Romão). Você pode confirmar presença e acompanhar as novidades pelo evento do Facebook.

Porto Alegre

O evento está marcado para 6 de outubro, às 18h30, na Câmara Municipal de Porto Alegre e, além da presença de Alan Woods, contará com a presença de Luciana Genro, candidata à presidência pelo PSOL em 2014, Roberto Robaina, dirigente do MES/PSOL e Serge Goulart, da Esquerda Marxista. Você pode confirmar presença e acompanhar as novidades pelo evento do Facebook.

Florianópolis

O evento foi agendado para 5 de outubro, às 18h30, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, contará com a presença de Alan Woods, Serge Gourlat da Esquerda Marxista e Israel Dutra da Editora Movimento. Você pode confirmar presença e acompanhar as novidades pelo evento do Facebook.

Veja um vídeo de Esteban Volkov, neto de Trotsky, falando sobre o livro:

Deixe seu comentário

Leia também...

A juventude no lançamento do livro Stalin, de Leon Trotsky

Repercussão do lançamento da edição brasileira em São Paulo No dia 4 de outubro de …