Foto: Agda Carvalho

Lançadas pré-candidaturas marxistas em Brasília, Distrito Federal

A tarde do dia 19 de maio de 2018 foi marcada pelos lançamentos das pré-candidaturas marxistas em Brasília, Distrito Federal. Tratam-se da pré-candidatura a deputada distrital da camarada Carmem de Oliveira e a do camarada Nathan Belcavello a deputado federal, ambos pelo PSOL, partido em que a Esquerda Marxista intervém enquanto corrente interna.

Com muita disposição e interesse, mais de vinte pessoas participaram de todo evento, bem como muitos que passavam pela Galeria dos Estados, no centro da capital federal. Eles puderam ter contato com a proposta de ação política sistematizada na Plataforma das Pré-Candidaturas da Esquerda Marxista (PSOL).

As saudações dos camaradas Nathan e Carmem deram início ao evento. Em seguida, ambos os pré-candidatos se alternaram na apresentação da plataforma das pré-candidaturas, salientando a necessidade da análise de conjuntura que se materializa nos pontos iniciais de debate propostos ao final do documento que foi disponibilizado a todos os presentes para leitura e consideração. Também foi colocada a importância do financiamento pela classe trabalhadora das candidaturas que se assumem defensoras da pauta revolucionária e socialista, além da rejeição de recursos públicos do Fundo Partidário ou do Fundo Eleitoral, criado para o financiamento das eleições deste ano. Essas posturas foram assumidas por Carmem e Nathan em Brasília.

Após a apresentação realizada pelos pré-candidatos, houve a oportunidade de participação dos presentes, que dialogaram e apresentaram suas considerações, necessidades e angústias que pautam estas eleições e que os motivaram a estarem no evento e a se disporem a dialogar com as propostas apresentadas. Foi um momento rico de participação que contou com a franqueza de alguns presentes acerca da necessidade de aproximar o PSOL à classe trabalhadora. Também foi destacada a necessidade de explicar pacientemente a importância da mobilização e da organização política dos trabalhadores. Outro aspecto que entrou em debate foi a necessidade de um partido revolucionário que lute pelas causas da classe trabalhadora e avance para a superação do capitalismo e da democracia burguesa que auxilia na manutenção desse sistema exploratório.

Por fim, a fala foi dada aos demais pré-candidatos e membros do PSOL que prestigiaram o evento para considerações e saudações. Clayton Avelar, presidente do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do Governo do Distrito Federal (SINDSASC), salientou a importância de se evitar o sectarismo e da construção do PSOL junto à classe trabalhadora juntamente com todos que militem pelo socialismo. A saudação ao evento por parte da Luta Socialista (LS) se deu nas falas de Angelo, pré-candidato a suplente de senador, e de Juliana de Freitas, pré-candidata a deputada distrital. Ambos saudaram as pré-candidaturas dos camaradas Nathan e Carmem, salientaram o acerto de análises e propostas presentes na plataforma de pré-candidaturas, além da disposição na construção e no diálogo fraternal dentro do PSOL.

O final o evento ainda contou com a presença dos pré-candidatos a deputado distrital Toninho do PSOL, a deputada federal Maninha, a senador Francisco Santana e ao governo de Brasília, Fátima Sousa, que saudaram os presentes salientando a importância de candidaturas ideológicas, marxistas e revolucionárias.

Entusiasmados com o sucesso e boa receptividade das propostas, os pré-candidatos Carmem e Nathan encerraram o evento com um compromisso junto a aqueles que ali estavam, com os demais que até outubro de 2018 forem se agregando e os que se aproximarão após as eleições. Eles dialogarão, pautados pelo marxismo e pela revolução socialista, para a construção de uma alternativa política viável e revolucionária para a classe trabalhadora de Brasília, do Brasil e do mundo!