Início / Artigos / Juventude / JM participou do Congresso Estadual da JPT de Santa Catarina

JM participou do Congresso Estadual da JPT de Santa Catarina

Juventude Marxista de Santa Catarina
Daison intervem na plenária da JPT 

Nos dias 8 e 9 de outubro aconteceu em Brusque o IV Congresso Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores. A Juventude Marxista, que possui a maioria na JPT municipal de Joinville, esteve presente com três delegados e defendeu bandeiras de luta como a federalização da Univille e a posição do congresso em relação ao aumento do número de vereadores nas câmaras municipais.  A JM garantiu uma vaga na executiva estadual da JPT e uma delegada ao Encontro Nacional da JPT.

Durante o encontro foi possível estreitar contatos com o Movimento de Federalização da FURB, com estudantes secundaristas e universitários de outras partes do Estado, que se interessaram pela política da JM. O presidente do DCE da Univille e militante da JM, Daison Colzani, interveio em relação à importância de unir a luta da federalização da FURB com a da Univille: “A FURB federal é um exemplo para a gente e é uma luta do PT”. De acordo com ele, há mais 490 universidades com características muito parecidas às “comunitárias” de Santa Catarina em todo o país, com estruturas prontas para serem assumidas pelo governo e ampliar as vagas públicas no ensino superior.

A JM aprovou duas moções, uma direcionada às Câmaras Municipais, solicitando a aprovação do número de vagas para vereadores com base no teto da Emenda Constitucional 58/2008, e outra em defesa da federalização da FURB e da Univille. Também foi denunciado o ato do vereador de Joinville Belini Meurer (PT), que proibiu o DCE – também dirigido pela JM – de intervir em uma discussão sobre o número de vereadores na Univille. A Executiva Estadual da JPT ficou encarregada de conversar com o parlamentar. 

Deixe seu comentário

Leia também...

Crise no capitalismo, crise na educação. A nossa luta deve ser revolucionária!

A crise capitalista, que assola milhares de vidas ao redor do mundo, se aprofunda no …

Um comentário

  1. Esse Belini….