“Folha de SP” ataca a liberdade de expressão e tira o Blog FAlha de S.Paulo do ar

 

Em setembro de 2010 a Folha de São Paulo tirou da internet, por meio de uma liminar, o Blog FAlha de S. Paulo que de forma irônica e criativa desmontava artigos e editoriais da Folha. Foi assim cassado o domínio e conteúdo do Blog.

A Folha exigiu uma multa diária de R$10.000,00 caso o Blog continuasse e operar. O Juiz determinou multa de R$1000,00 por dia. Os responsáveis do Blog o derrubaram imediatamente!

Mas a ação continuou e a Folha processou os responsáveis por uso indevido da marca e exigiu pagamento de danos morais. O juiz deu ganho de causa em primeira instância à Folha e agora segue a ação em segunda instância.

Trata-se de um verdadeiro atentado à liberdade de expressão que se tiver prosseguimento poderá tirar do ar qualquer jornal ou Blog que a poderosa mídia burguesa julgue atentar contra os sagrados direitos do capital.

Solidarizamo-nos com o Blog “FAlha de S. Paulo” e entendemos que toda a mídia que luta por liberdades democráticas, dentre as quais se inclui a liberdade de expressão e de pensamento, se somem contra esta censura do capital.

Reproduzimos abaixo um chamado para realização de ato de solidariedade aos jornalistas Lino e Mário Bocchini.

Local do julgamento: Tribuna de Justiça na Praça da Sé.

Convocatória

Nesta próxima quarta, dia 20 às 9h, será realizado o julgamento em segunda instância contra o site Falha de São Paulo em processo movido pelo jornal Folha de São Paulo. Este evento atinge a todos nós, pois fere os direitos básicos como a liberdade de expressão. Como forma de solidarizarmos com os jornalistas Lino e Mário Bocchini, vamos todos ao TJ-SP não só assistir ao julgamento como usar nosso humor como forma de protesto.

Uma das ideias é a realização da intervenção “Mostre o reacionário que tem dentro de você” (reparem nas aspas) é um evento em que você pode vestir seu paletó velho, levar a Folha como livro sagrado, pregar a palavra do Otávio Frias como verdade absoluta e defender que se queime nosso direito a liberdade de expressão!

Tragam outras ideias, e bora mostrar nossa indignação!

O julgamento começa às 9h, mas a concentração será as 8h30 em frente ao TJ-SP.

Mais informações sobre o processo, aqui: http://desculpeanossafalha.com.br