Eleições gregas: Se a esquerda se unisse poderia ter ganhado as eleições

07 de maio de 2012

  
Publicamos aqui a primeira parte de um artigo escrito pelo Conselho Editorial da Marxistiki Foni, a revista dos marxistas gregos da CMI.

 

Os resultados das eleições parlamentares de ontem na Grécia – um terremoto político – são uma clara indicação da crescente radicalização da sociedade sobre a base do impasse histórico do capitalismo e do movimento em direção a uma situação abertamente revolucionária.

SYRIZA é o grande vencedor das eleições e emergiu como a voz indiscutível da esquerda entre as massas trabalhadoras. A alta porcentagem que recebeu a coloca na situação da possibilidade concreta de conquistar o poder e isto está devolvendo confiança para a classe operária e as massas pobres após dois anos de numerosas derrotas. E colocou a classe dominante com as costas contra a parede jogando-os na confusão e pânico.

Os grandes perdedores, por outro lado, são o partido conservador Nova Democracia e a liderança burguesa do PASOK, que sofreu um colapso eleitoral sem precedentes. Enquanto os principais apoios de extrema direita do governo burguês, Laos e a Aliança Democrática (Dimokratiki Symmachia, de Dora Bakoyanni) também foram esmagados e não conseguiram votos suficientes para entrar no novo parlamento.

O único partido do terreno tradicional burgues que reuniu um número satisfatório de votos foi o partido de Kammenos, os “Gregos Independentes” (Anexartiti Hellines), baseado em demagogia anti-austeridade.

O “Amanhecer Dourado” neo-nazista (Chrysi Avgi) se beneficiou da desintegração dos partidos burgueses tradicionais e a confusão política entre as camadas pequeno-burguesas e ganhou uma porcentagem relativamente elevada (6,9% e 21 cadeiras), um aviso para a esquerda e o movimento operário.

O Partido Comunista revelou um quadro de estagnação, falhando em ganhar novos adeptos a partir de um “mar” de eleitores que estavam se movendo para a esquerda.Finalmente, o partido da “Esquerda Democrática” (Dimokratiki Aristera) viu sua possibilidade eleitoral de apenas três meses atrás ser de repente esvaziada pois tem sido incapaz de constituir raízes profundas nas massas trabalhadoras.
 

Estes resultados eleitorais não permitem a formação de um governo de coalizão burguesa,pois a Nova Democracia e o PASOK juntos não conseguiram obter uma maioria no parlamento, apesar do “bônus” de 50 deputados da Nova Democracia, que foi premiado com estes 50 deputados a mais por ter chegado em primeiro lugar. 

Isso explica por que novas eleições, que deverão ter lugar em junho, são uma necessidade absoluta para a burguesia, mas também são uma oportunidade nova e ainda mais histórico para a esquerda.
 

Novo debacle

A liderança da Nova Democracia, que buscava votos suficientes para ser capaz de governar sozinho, ganhou 18,87%, com cerca de 1.200.000 votos. E foi só graças à “fraude” legalizada pela lei eleitoral que ganhou 108 assentos. O partido caiu de 33,47%, que tinha em 2009 para apenas 18,87%, o que é uma queda histórica para este tradicional partido burguês que assim perdeu quase um milhão de votos em termos absolutos!

Este resultado é um desastre para a Nova Democracia e objetivamente põe em questão sua direção, mas também a própria sobrevivência do partido.
Os resultados eleitorais da ND nas grandes cidades caiu para níveis historicamente baixos em comparação com os dados anteriores dos principais partidos burgueses do país. No primeiro distrito eleitoral de Atenas caiu 15,95 pontos percentuais (de 31,75% para 17,79%), no segundo distrito eleitoral de Atenas para 14,22% (de 26,62% para 12,4%); no segundo distrito eleitoral do Pireu 23,06 pontos percentuais (de 23,06% para 9,77%), no primeiro distrito de Pireu 16,33% (de 32,97% para 16,44%), no primeiro distrito eleitoral de Thessaloniki 15,55% (de 30,3% para 14,80%) ; no segundo distrito eleitoral de Thessaloniki 17,61% (de 37,62% para 20,01%).

Um grande número de figuras de destaque dentro do ND, agentes e defensores da classe dominante, estão abertamente colocando em questão a liderança do partido e fizeram um chamado para uma reunificação dos grupos que saíram do partido (LAOS, Aliança Democrática , Gregos Independentes).

No entanto, para além do fato de que que o tempo até as próximas eleições é muito limitado, o retorno da ND aos seus resultados anteriormente elevados não pode ser alcançado através de uma mera “remontagem” destes fragmentos, porque atualmente a maioria da sociedade grega está claramente movendo-se à esquerda.

Apesar de todas as manobras políticas cômicas do Sr. Samaras, que contribuiu para a decadência e obsolescência do ND, o desastre eleitoral do partido não foi o resultado de uma liderança fraca, mas em última análise, reflete a crescente fraqueza política e impasse da classe dominante. O capitalismo grego vai a todo vapor para um padrão desordenado e saída da zona do euro.

SYRIZA – Uma oportunidade para conquistar o poder e as novas tarefas antes disso

Resultados de ontem revelam que SYRIZA está sendo transformado a cada dia em um forte movimento de massas em direção ao poder. O seu sucesso deveu-se, acima de tudo, ao seu apelo persistente por um governo de esquerda, que deu esperança política de volta para as massas desesperadas das classes trabalhadoras e os pobres.

A dinâmica poderosa do SYRIZA foi centrada em todos os movimentos sociais progressistas, que sempre, mais cedo ou mais tarde se espalha, e atingiu toda a população do país e a classe operária dos grandes centros urbanos. Dentro desta camada importante das massas, SYRIZA é agora o partido indiscutível em primeiro lugar e se acrescentarmos os seus votos os do Partido Comunista, vemos como surgiu uma esquerda comunista poderosa e também que um governo de esquerda é a demanda política básica das pessoas que trabalham.

SYRIZA ganhou em todo o país uma surpreendente 16,78%, ganhando 12,18% pontos percentuais a mais em comparação a 2009 (quando recebeu apenas 4,6%) e cerca de 1.100.000 votos no total, 800.000 a mais que em 2009 (quando só ganhou 315.655).

A base principal de apoio para SYRIZA são a massa trabalhadora, um eleitorado de classe nas grandes cidades, onde as forças aliadas de Syriza geralmente ganharam o primeiro lugar.No segundo distrito de Atenas, o maior distrito eleitoral do país, SYRIZA ganhou 14,41 pontos percentuais a mais, atingindo 21,81% em comparação com 7,4% em 2009 e agora se classifica como o primeiro partido. No primeiro distrito de Atenas ganhou 11,11% a mais do que em 2009, ganhando um total 19,09%, ante 7,98% de sua anterior eleição. No segundo distrito de Piraeus ganhou 18,6% a mais, atingindo um total de 23,85%, acima dos 5,65% que ganhou em 2009. No primeiro distrito de Salónica cresceu de 11,68% em relação a 2009, ganhando 17,46%, ante 5,77%. No segundo distrito de Thessaloniki, cresceu 10,35 pontos percentuais, recebendo agora 14,42%  quando só teve 4,08% em 2009. No município de Patras avançou 20,13%, atingindo 25,41% ante 5,28%, em 2009.

Alguns exemplos impressionantes são os resultados de SYRIZA em áreas da classe trabalhadora de Atenas. Em Peristeri SYRIZA aumentou seus votos em  17,5%, ganhando 24,0% contra 6,5% em 2009. No município de Nea Ionia, o aumento foi de 17,6% pontos, ganhando 24,62%, ante 7,36%. No município de Perama ganhou pontos 17,8%, ganhando 22,03%, ante 4,23%. No Município de Keratsini-Drapetsona cresceu 18,63%, atingindo 24,41% quando inha apenas 5,78% em 2009.

Isto mostra claramente que, com estes aumentos maciços na votação, SYRIZA foi transformado no partido de massas básicas da classe trabalhadora. Após três décadas de dominação do PASOK, a liderança política dentro da classe trabalhadora voltou para o movimento comunista. Esta é uma grande oportunidade histórica que a liderança do SYRIZA não deve deixar ir para o lixo. Ela tem o dever de recusar qualquer tipo de cooperação com partidos burgueses e, com base na enorme apoio que recebeu das massas trabalhadoras, deve apresentar a causa do socialismo, chamando constantemente o Partido Comunista para formar com ele uma aliança política para a luta pelo poder.

Além disso, é hora de SYRIZA abandonar sua estrutura atual como uma frágil aliança entre um grande partido tradicional (Synaspismos) e várias pequenas organizações de esquerda e “indivíduos”, e transformar-se em um grande partido de massas para organizar a classe trabalhadora e da juventude.

É também tempo para SYRIZA de abandonar as suas fracas exigências programáticas e começar a desenvolver um programa político que atenda à situação atual. Os marxistas do Sinapismos acreditam que o que SYRIZA realmente precisa nestes tempos de crise histórica e declínio do capitalismo é um programa socialista baseada na ideia de que a principal tarefa de um governo de esquerda é substituir este sistema podre por uma economia democraticamente planejada, onde as grandes empresas sejam nacionalizadas, enquanto ao mesmo tempo, derrubando o burocrático, autoritário e corrupto estado burguês, é preciso substitui-lo por instituições operárias, uma verdadeira democracia socialista. O central desse programa nós levantamos em nosso artigo “SYRIZA: Os “10 pontos ” e o governo da Esquerda”.

A classe operária e as massas pobres não podem esperar. A crise capitalista condena-os à pobreza enquanto a crescente reação burguesa – tanto em sua expressão mais moderado de Samaras, Chrysochoidis e Kammenos e os mais radicais neonazistas da “Amanhecer Dourado” – está afiando os dentes. Hoje, o impulso para a frente de SYRIZA é poderoso, mas o caminho para o poder não é sem obstáculos sérios.

Após a confusão inicial e do pânico da classe dominante, em estreita cooperação com a “troika”, eles vão lutar em várias frentes, com represálias políticas e econômicas, e eles vão tentar tirar proveito de cada possível recuo e fraqueza, e das ilusões de parte da liderança SYRIZA na possibilidade de uma “suave”, “pacífica” e via “gradual” para o poder e mudança social.

A fim de banir a Troika uma vez por todas, abolir as suas leis, para ganhar de volta todos os direitos por eles tomadas de nós e implementar nosso programa, temos de estar prontos para lutar a sério pelo poder!

Temos de organizar as massas em luta, garantindo que eles tenham os meios necessários para defender-se contra o estado de violência oficial e não oficial e o terror. Em cada local de trabalho e todos os bairros, é hora de criar comissões gerais de defesa do governo de esquerda, o que garantirá a implementação do programa uma vez no poder.

 

Marxistiki Foni