Início / Luta de Classes / Dia de formação política em Joinville sobre a Revolução Russa

Dia de formação política em Joinville sobre a Revolução Russa

Na última quarta-feira (28/10) a Esquerda Marxista realizou em Joinville a segunda parte da atividade de comemoração dos 98 anos da Revolução Russa, com um debate sobre esse acontecimento histórico. 

Na última quarta-feira (28/10) a Esquerda Marxista realizou em Joinville a segunda parte da atividade de comemoração dos 98 anos da Revolução Russa, com um debate sobre esse acontecimento histórico. No primeiro dia havia sido apresentado o documentário “Eles se atreveram”. Os dois eventos aconteceram no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) e contaram com a presença de militantes da Esquerda Marxista e simpatizantes, jovens e trabalhadores.

O informe do segundo dia foi dividido entre os camaradas Mateus Wachter dos Santos e Daison Colzani. Foram apresentados os acontecimentos de fevereiro a outubro de 1917, desde a retirada da monarquia do poder, da passagem dos três governos provisórios, até a tomada do poder pelos operários. Também foi explicado o contexto da Rússia e os fatores que desencadearam a Revolução, além do instrumento que se mostrou essencial para a tomada do poder, o partido revolucionário, no caso, o Partido Bolchevique. 

A Revolução Russa foi um acontecimento revolucionário único. Uma das classes trabalhadoras mais jovens do mundo, em um dos países mais atrasados da época, que vivia ainda em uma monarquia, conseguiu alcançar o poder. 

Apesar da degeneração sofrida, com a ascensão de uma casta burocrática representada por Stálin, a Revolução Russa é utilizada até hoje como um grande exemplo para todos aqueles que se reivindicam revolucionários marxistas. Seja pela forma como os trabalhadores tomaram o poder, organizados pelo Partido Bolchevique, seja pelas conquistas da Revolução. Entre elas: diminuição do tempo de trabalho, acesso à educação pública e gratuita, acesso à cultura, direito ao divórcio e ao aborto.

A Esquerda Marxista faz um combate diário para construir, em todo o mundo, a revolução socialista. Realiza atividades como essa sabendo a importância da formação de seus militantes, bem como a importância do conhecimento da história do marxismo e dos movimentos de massas. 

A próxima formação da Esquerda Marxista em Joinville será “O que é o Socialismo”, dia 7 de novembro, às 16 horas, no Sinsej. Os informantes serão os camaradas Luiz Gustavo Rupp e Mayara Colzani. Participe!

Deixe seu comentário

Leia também...

Dois projetos que privatizam a Educação Infantil em Florianópolis

Estão em tramitação na Câmara Municipal de Florianópolis dois projetos de lei que atacam frontalmente …