Debate sobre a luta das mulheres em Joinville-SC

Formação abordou as lutas das mulheres, com presença de estudantes, cozinheiras, professores, servidores e militantes.

Na noite de quinta-feira (31/08), a Liberdade e Luta encerrou o mês de agosto debatendo a Luta das Mulheres. A formação contou com a presença de estudantes, cozinheiras, professores, servidores e militantes.

Consola Osório, professora e militante da Esquerda Marxista, deu o informe com base no texto “Plataforma Política pela emancipação da mulher trabalhadora”, onde falou desde a experiência histórica e material como fundamento político do combate à opressão contra as mulheres até as reivindicações transitórias das mulheres trabalhadoras. A cozinheira, servidora pública e também militante da Esquerda Marxista, Neiva Schmoller, falou em seguida sobre a sua experiência prática no combate a opressão e machismo nessa sociedade, onde falou da importância de estar organizado para acabar com todos esses vícios da sociedade capitalista.

Várias pessoas presentes interviram durante a atividade, onde deixaram claro que é preciso homens, mulheres, jovens, lado a lado, lutar pelas reivindicações transitórias e levar um combate contra todo e qualquer tipo de opressão contra a mulher. A única forma, porém, de libertarmos a mulher de toda opressão é construindo uma nova sociedade: uma sociedade socialista.