Congresso Mundial da CMI: Um importante passo na construção da Internacional

Publicamos em nosso site, uma série de relatos das atividades do Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional. Finalizamos agora essa série, com um informe sobre o último dia desse vitorioso Congresso

Publicamos em nosso site nas últimas semanas uma série de relatos das atividades do Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional para compartilhar com os nossos leitores um pouco do rico debate desenvolvido. Finalizamos agora essa série, com um informe sobre o último dia desse vitorioso Congresso.

O sexto dia do Congresso Mundial da CMI ocorreu no domingo, 3 de agosto. Teve início com o informe de Jordi Martorell, do Secretariado Internacional, sobre o desenvolvimento das seções da CMI ao redor do mundo.

De forma detalhada, o camarada explicou a situação e as perspectivas para as mais de 30 seções da CMI. O quadro geral foi extremamente animador. Pudemos constatar um avanço quantitativo e qualitativo de nossa Internacional. Com a maioria das seções tendo logrado algum crescimento no último ano. Exemplos significativos disso pudemos ver nas seções do Canadá, EUA, Reino Unido, Suécia, Paquistão, Suiça, Espanha, etc, e também na seção brasileira, a Esquerda Marxista.

Como analisado por nossas resoluções, esse crescimento se deu majoritariamente entre a juventude, que encontra-se mais aberta às ideias revolucionárias. Ao mesmo tempo, tem se desenvolvido um amadurecimento nas seções, com dirigentes que tem conquistado conhecimento e experiência, com avanços nos métodos de funcionamento e um aumento da influência política de nossa organização, incluindo o crescimento das vendas de materiais de imprensa e visitação nos nossos sites. 

Camaradas de diferentes países realizaram intervenções colocando mais detalhes sobre o desenvolvimento de cada seção e também com considerações gerais sobre a construção da Internacional.

O camarada Jordi fez o fechamento do ponto, sintetizando que nossos avanços preparam um salto de qualidade em nossa Internacional.

Neste dia também foi lida e aprovada por unanimidade uma declaração pública de solidariedade à resistência antifascista na Ucrânia, contra os ataques promovidos por bandos fascistas às organizações de esquerda, com o apoio do governo de Kiev, e apontado a necessidade de uma saída internacionalista e socialista (veja aqui a declaração em espanhol: http://www.marxist.com/solidaridad-con-la-resistencia-antifascista-en-ucrania.htm). Vale ressaltar que um representante da organização Borotba, da Ucrânia, participou do Congresso como convidado.

Para o encerramento, o camarada Alan Woods fez uma fala ressaltando o sucesso do Congresso e do desenvolvimento da CMI. Frisou também que as pessoas mudam. Se a classe trabalhadora, no geral, por condições impostas pelo capitalismo, não tem acesso à leitura e à teoria, por outro lado, ela aprende cotidianamente com o maior dos livros, o livro da vida. E sem dúvida, a crise do capitalismo, as duras condições de vida impostas por esse sistema, a barbárie que mostra cada vez mais a sua face, tem feito os trabalhadores e jovens tirarem conclusões revolucionárias. Este é um fértil terreno para a nossa construção.

O Congresso encerrou-se com um grande ânimo revolucionário. Todos cantaram na língua de seu país A Internacional, o hino da classe trabalhadora, uma emocionante experiência da unidade entre os povos. Em seguida, puxados pelos camaradas da seção italiana, todos cantaram Bandiera Rossa, tradicional canção do movimento operário italiano.
 
Convidamos todos os nossos contatos a estarem juntos nesse combate. Conheça, participe, milite com a Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional.

Viva a CMI!
Viva a luta pelo socialismo!
Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!

Veja também:

FOTOS DO CONGRESSO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152578817695280.1073741826.163157685279&type=1

RELATOS ANTERIORES:

Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional teve início em Atenas
https://www.marxismo.org.br/content/congresso-mundial-da-corrente-marxista-internacional-teve-inicio-em-atenas

Congresso Mundial da CMI: Segundo e terceiro dia
https://www.marxismo.org.br/content/congresso-mundial-da-cmi-segundo-e-terceiro-dia

Congresso Mundial da CMI: Sessão sobre a Espanha, PODEMOS, Esquerda Unida, Monarquia e República
https://www.marxismo.org.br/content/congresso-mundial-da-cmi-sessao-sobre-espanha-podemos-esquerda-unida-monarquia-e-republica