Início / Luta de Classes | Ver Mais / Congresso do Sinte reafirma greve geral dia 30 e cobra centrais

Congresso do Sinte reafirma greve geral dia 30 e cobra centrais

Aconteceu em Jaraguá do Sul, de 15 a 17/06, o 11º Congresso do Sinte/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina).  Por um lado, houve o esvaziamento da discussão política, sem a possibilidade de apresentar emendas à resolução majoritária. O método adotado foi o de votar uma proposta de resolução contra a outra, com a proposta que obteve mais votos (da ArtSind) estabelecendo toda a linha política do sindicato, ao invés de servir como uma tese guia a ser modificada com o debate político durante o Congresso. Desta forma, o Congresso não serviu para impulsionar politicamente a luta da categoria, o que precisará ser revertido com a participação e mobilização da base. Por outro lado, um ponto positivo do Congresso foi ter reafirmado, por unanimidade, a participação na greve geral do dia 30. A Corrente Sindical Esquerda Marxista apresentou moção endereçada às centrais sindicais, em especial à CUT, cobrando a necessidade da organização do dia 30 e que não é possível nenhum recuo, coletamos dezenas de adesões entre os delegados presentes, tendo sido aprovada por unanimidade pelo Congresso. Segue o texto da moção:

“A greve geral do dia 30 é de fundamental importância para o conjunto da classe trabalhadora e da juventude desse país. Urge que ampliemos isso e construamos uma greve geral por tempo indeterminado, pela retirada de todos os projetos que assolam os trabalhadores e tramitam no Congresso Nacional.

Por isso, o Sinte/SC, reunido em Congresso, se dirige a todas as centrais, em especial à Central Única dos Trabalhadores, e exige a confirmação e organização do dia 30, em especial porque a Reforma Trabalhista avança no Congresso Nacional e qualquer recuo neste momento significa se render ao governo Temer.

O Congresso reafirma o compromisso da categoria de organizar todas as suas regionais a partir da próxima segunda-feira na convocação da greve geral do dia 30/6”.

Deixe seu comentário

Leia também...

A juventude no lançamento do livro Stalin, de Leon Trotsky

Repercussão do lançamento da edição brasileira em São Paulo No dia 4 de outubro de …