Comitê Central do Syriza em rebelião contra Tsipras

Cento e nove membros (109) do Comité Central do SYRIZA, que tem 201 membros no total, emitiram uma declaração conjunta pedindo a convocação imediata do órgão partidário, chamando “os membros, executivos e parlamentares do SYRIZA para salvaguardar a unidade do partido, na base das decisões de conferências e nossos compromissos programáticos”. Leia a declaração:

Cento e nove membros (109) do Comité Central do SYRIZA, que tem 201 membros no total, emitiram uma declaração conjunta pedindo a convocação imediata do CC, chamando “os membros, executivos e parlamentares do SYRIZA para salvaguardar a unidade do partido, na base das decisões de conferências e nossos compromissos programáticos”. Leia a declaração:

“A 12 de Julho, em Bruxelas, um golpe de Estado teve lugar em Bruxelas, que demonstrou que o objetivo dos líderes europeus foi para infligir uma punição exemplar a um povo que tinha imaginado um outro caminho, diferente do modelo neoliberal de extrema austeridade. É um golpe dirigido contra qualquer noção de democracia e da soberania popular.

O acordo assinado com as “Instituições” foi o resultado de ameaças de estrangulamento econômico imediato e representa um novo Memorando, que impõe condições odiosas e humilhantes de tutela que são destrutivas para o nosso país e nosso povo.

Estamos conscientes das pressões asfixiantes que foram exercidas no lado grego, consideramos, no entanto, que o NÃO orgulhoso, no referendo, dos trabalhadores não permite ao governo desistir em face das pressões dos credores.

Este acordo não é compatível com as ideias e os princípios da esquerda, mas, acima de tudo, não é compatível com as necessidades das classes trabalhadoras. Esta proposta não pode ser aceita pelos membros e os quadros da Syriza.

Pedimos a convocação do Comitê Central imediatamente e chamamos os membros, os quadros e os deputados da Syriza para preservar a unidade do partido com base em nossas decisões de conferências e de nossos compromissos programáticos”.

Atenas, 15 de julho de 2015.

O texto está assinado pela maioria do Comitê Central deixando assim Alexis Tsipras em minoria pela primeira vez. Nossos camaradas da Tendência Comunista do Syriza estão entre os signatários.

Assinam: Elthina Angelopoulos Angelopoulos Veni Azoudis Theodore Athanasiadis Panagiotis Ammanatidou – Paschalidou Litsa Axelos Luke Unido Anthony Michael Vergitsis Vladimirovits Maria Vovos Panagiotis Gavrillis George Delimitros Costas Dermetzoglou SophiaDiakaki Maria Duke John Servo Orestes Elliniadis Stelios Zannas Zisis tranquila Costas Thanopoulou Katerina Theodosis Amanhecer Theodoratou Katerina George Theodoropoulos Kalomoiris GregoryCabanas Alekos Cadarache Tasos Karageorgos Vangelis Karagiannopoulos Stamatis Karitzis AndreasKersanidis Stratos Kitsanta Litsa Knitou Katerina KODELA Dimitris Kontos Dimitris Kosmas Panos Stathis Kouvelakis Kritsotakis Michael Byron Lambros Lambrou Panos Lapatsioras Spyros Christos LaskosLatzanaki Maria Lafazanis Panagiotis Stathis Leoutsakos Malama domingo Mantas Makis Costas Marmatakis Martalis Sotiris Matsouka Joy Mavropoulos Tasos Milios John uva Manolis Badogiannis ‘AkisBania Sofia Barsefski Mania beladona Dimitris Bistis Alexander Bolari Maria bacia Maximus Bouka CostasBouloumpasi ‘ABA Brescia Marina Nathanailidis Kon / para Nikolakakis George Nicholas Naya Ntavanelos Antonis Ouzounidou Eugenia Papadatos – Anagnostopoulos Dimosthenis Papadogiannis SophiePapadopoulos Christos Papamichalopoulou Maria Papatriantafyllou Nick Patrick Elena Pepe Zois Pilala Vangelis Portaliou Helen Primikiris Noel Protonotarios John Rinaldi Rudy Roumeliotaki Theodore Sapouna Angelika Sapounas George Sarris Manolis Soultanidou Christina Spanos Despina Spartinos DimitrisSpiliopoulou Magda Stratoulis Dimitris Syracuse Stavroula Eleni Sotiriou Tavris Nikos Spyros TzokasTolios John Cello Paz Tsigonias Nikos Tsisovits Tonia almirante Michael Fontana John Fragkiadaki MariaFrangos Lia Finale Henry Charalambidou Despina Harisis George Hadjiargyrou Ersi Chatzilamprou NoelChatzistafraki Maria Nikos Chountis Psarrou Elena Psymouli Chrisoula.