Início / Artigos / Arte & Cultura / Carnaval 2013: Tijuca, Salgueiro e Beija Flor podem ficar fora da disputa do título

Carnaval 2013: Tijuca, Salgueiro e Beija Flor podem ficar fora da disputa do título

Isso pode acontecer em 2013. Caso, a atual campeã, Unidos da Tijuca, a vice Salgueiro e a maior vencedora da era sambódromo, Beija Flor, dependessem somente dos quesitos Enredo e Samba-Enredo entre os que vão ser apreciados pelos julgadores da LIESA. Ocorre que outros oito quesitos vão a julgamento: Alegorias & Adereços, Fantasia, Harmonia, Conjunto, Evolução, Mestre-Sala & Porta-Bandeira, Comissão de Frente e Bateria. Isso põe a 3ª colocada em 2012, Vila Isabel, como uma das favoritas ao título em 2013, pois, o enredo e o samba-enredo ajudam. Esse não é o caso da 5ª colocada, Grande Rio, mas, sim da 6ª colocada, Portela, que pode surpreender. A seguir, a análise:

Isso pode acontecer em 2013. Caso, a atual campeã, Unidos da Tijuca, a vice Salgueiro e a maior vencedora da era sambódromo, Beija Flor, dependessem somente dos quesitos Enredo e Samba-Enredo entre os que vão ser apreciados pelos julgadores da LIESA. Ocorre que outros oito quesitos vão a julgamento: Alegorias & Adereços, Fantasia, Harmonia, Conjunto, Evolução, Mestre-Sala & Porta-Bandeira, Comissão de Frente e Bateria. Isso põe a 3ª colocada em 2012, Vila Isabel, como uma das favoritas ao título em 2013, pois, o enredo e o samba-enredo ajudam. Esse não é o caso da 5ª colocada, Grande Rio, mas, sim da 6ª colocada, Portela, que pode surpreender. A seguir, a análise:

Inocentes de Belford Roxo – o patrocinado enredo “As sete confluências do (coreano) Rio Han”, por si só sofrível, ao perder parte do patrocínio pode vir a prejudicar ainda mais a agremiação que abrirá os desfiles no domingo de carnaval. O samba-enredo tem melodia de razoável a boa, mas, a letra assim como o enredo é sofrível. Considero a agremiação uma das fadadas a ficar na 12ª (última) colocação do Grupo Especial (GE) onde estreia, voltando ao Grupo Acesso A do qual é egressa.

Beija Flor de Nilópolis – o patrocinado enredo “Amigo Fiel – do cavalo do amanhecer ao manga-larga marchador” também é sofrível, tendo estes agravantes: Amigo fiel é o cachorro. No título do enredo o advérbio também deveria ter sido colocado entre as palavras amigo e fiel. Outras incongruências: A melodia do samba-enredo é de razoável a boa, entretanto, em sua letra usar o verbo ser na 1ª pessoa do singular é tão incorreto quanto a parte que diz “sou o seu cavalo de batalha, se a memória não me falha (coisa de elefante, não de cavalo) chegou a hora de gritar é campão”. Assim, uma inédita e má colocação abaixo da 6ª, ou seja, ficando fora do desfile das campeãs, pode causar uma crise na Deusa da Passarela. Maior vencedora da era sambódromo com 07 títulos entre os 12 que conquistou, a agremiação será a terceira a desfilar na segunda feira de carnaval. 

Portela – o não patrocinado, ou seja, o cultural enredo “Madureira – onde o meu coração se deixou levar” propiciou um samba-enredo nota 10 com louvor. Apropriado para o encerramento dos desfiles no domingo de carnaval. Caso o estreante casal de mestre-sala & porta-bandeira se supere obtendo a nota 10 unânime do casal anterior, assim como o mesmo ocorrer com a Majestade do Samba em relação aos quesitos alegorias & adereços e fantasia. A despeito de uma decantada crise de filosofia política-financeira que a agremiação possa estar sofrendo, a Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira estaria se superando, vindo a surpreender na disputa de seu tão sonhado 22º título.        

Vila Isabel – embora seja patrocinado, o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo, água no feijão que chegou mais um” deve ser considerado o típico caso CEP. Ou seja, é cultural e patrocinado. Isso propiciou um samba-enredo nota 10, ainda que sem louvor. O fato é que, a despeito do bom e jovem – por isso impulsivo – presidente tê-la proclamado como a ‘campeã do povo’ em 2012 quando ela ficou na 3ª colocação, a agremiação de Noel – que tem 02 títulos (1988 e 2006) – encerra os desfiles da segunda feira de carnaval, sendo uma das fortes candidatas a conquistar em 2013 o seu 3º título de campeã. 

Salgueiro – o patrocinado e sofrível enredo “Fama” consequentemente deixou a agremiação com samba-enredo igualmente sofrível. Assim, sem obter nota 10 unânime no quesito mestre-sala & porta-bandeira em 2011 quando foi 5ª colocada e também em 2012. A atual vice-campeã que tem 09 títulos, mesmo tendo uma boa e guerreira presidente a comandar um chão forte – a Academia do Samba que será a 2ª a desfilar no domingo de carnaval, terá que se superar caso queira mesmo disputar o título de campeã em 2013.

Mocidade Independente – o patrocinado e de sofrível a razoável enredo “Eu vou de Mocidade com Samba e Rock in Rio – por um mundo melhor” acabou propiciando um samba-enredo de razoável a bom. Sétima colocada em 2011 e nona colocada em 2012, a agremiação tem 05 títulos conquistados, será a quinta a desfilar no domingo de carnaval em 2013.  O fato é que caso a estrela-guia de Padre Miguel pretenda mesmo voltar a trilhar o caminho do sucesso que seria voltar no desfile das campeãs, terá que superar-se.

Unidos da Tijuca – o patrocinado e sofrível enredo “Desceu num raio é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada” da atual campeã acabou agravado pelo fato do mesmo ter causado um samba-enredo cuja melodia fica entre razoável e boa, mas, a letra mais parece um samba de exaltação. Não por acaso o símbolo oficial da agremiação é um pavão. Assim, com todo respeito, a agremiação que tem apenas 03 títulos (1936, 2010 e 2012) conquistados e será a 3ª a desfilar no domingo de carnaval, não demonstra estar pretendendo ser bi, mas, sim, voltar no desfile das campeãs.                           

Grande Rio – considero razoável o patrocinado (ou encomendado) enredo “Amo o Rio e vou à luta: O ouro negro sem disputa”, que, por sinal, propiciou um samba-enredo de razoável para bom – ao menos em termos de melodia. A Tricolor Caxiense que ainda não conseguiu ser campeã, em 2006 obteve o mesmo nº de pontos (397,6) da Vila Isabel – para a qual deu de bandeja o título porque foi penalizada em 0,2 pontos por estourar o tempo regulamentar de desfile em 01 minuto. Quinta colocada em 2012, a agremiação faz o marketing de que disputará o título em 2013 quando será a 4ª a desfilar na 2ª feira de carnaval. Considero ela candidata a permanecer no desfile das campeãs.    

São Clemente – considero sofrível o patrocinado enredo “Horário Nobre” tendo o agravante de ter consequentemente causado um “Frankenstein” (junção de dois sambas concorrentes) inevitavelmente sofrível. Tendo sido uma agremiação ioiô em oportunidades passadas, em 2011 a agremiação realizou um bom desfile, fugindo disso, inclusive porque nesse ano não houve rebaixamento. Em 2013 quando abre o desfile da 2ª feira de carnaval, a agremiação originária da zona sul carioca e com quadra de ensaio no centro da cidade, é uma das candidatas a ficar na 12ª (última) colocação, sofrendo ameaça de rebaixamento.  

Imperatriz Leopoldinense – considero de razoável a bom o patrocinado e não inédito enredo “Pará: O Muiraquitã do Brasil” que, por sinal, propiciou um bom samba-enredo. Com 08 títulos conquistados – o último ocorreu no tricampeonato de 1999, 2000 e 2001 -, a agremiação que perdeu competitividade, em 2011 ficou 6ª colocação – ou seja, voltou no desfile das campeãs. No entanto, em 2012 amargou a 10ª colocação. Considero a agremiação fora da disputa do título em 2013 quando será a 5ª a desfilar na 2ª feira de carnaval, sendo candidata a uma colocação honrosa, isto é, próxima da 6ª colocação.

União da Ilha – considero de razoável a bom o não inédito enredo “Vinícius, no plural: Paixão, Poesia e Carnaval”.  Que, por sinal, propiciou um samba-enredo de razoável a bom, notadamente, em termos de melodia. Considerada uma agremiação simpática, por isso tida como a segunda de muita gente, a Tricolor Insulana tem realizado bons desfiles desde 2011 quando se superou depois de ter sofrido um incêndio em seu barracão. Naquele ano não houve rebaixamento, penalidade que a agremiação evitou em 2012 quando fez belo desfile, ficando injustamente na 8ª colocação. Em 2013 quando a agremiação será a 4ª a desfilar no domingo de carnaval, seus dirigentes têm propugnado o marketing de que a Tricolor Insulana ficará entre as seis primeiras colocações. É aguardar, para ver.     

Estação 1ª de Mangueira – considero de razoável a bom o patrocinado e não inédito enredo “Cuiabá: Um paraíso no centro da América”. Que, por sinal, propiciou igualmente um samba-enredo de razoável a bom. Detentora 16 títulos, a gloriosa Verde-Rosa foi campeã pela última vez em 2002. Ultimamente sua melhor colocação (terceira) ocorreu em 2011. Em 2012 ficou na 7ª colocação. Em relação a 2013 quando será a segunda a desfilar na 2ª feira de carnaval, a gloriosa agremiação é uma das candidatas a voltar no desfile das campeãs. 

*Almir é jornalista – é torcedor da Águia Altaneira

 

Deixe seu comentário

Leia também...

Uma análise sobre a assembleia do SATED e de seu processo eleitoral

Para que deve servir um sindicato de artistas e técnicos de espetáculos? No dia 4 …