Camarada Roger, presente!

É com imensa tristeza que informamos a morte do nosso jovem camarada Roger Eduardo Miranda. Roger completaria 27 anos em três dias. Era operário da metalúrgica Tupy, estudava eletrotécnica no Centro de Educação Profissional (CEDUP), militava na Liberdade e Luta e na Esquerda Marxista, em Joinville, há mais de um ano e era um dos membros da direção da União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas.

Nesse período, Roger participou ativamente de várias lutas. Estava entre os que ajudaram a fazer uma campanha jovem contra o sistema, no ano passado. Panfletou em muitas casas de Joinville uma política socialista, que apontava a revolução proletária como única saída para os problemas da cidade, do mundo, da humanidade como um todo. Atualmente, estava ajudando a construir o primeiro acampamento regional da Liberdade e Luta em Joinville.

Roger era um jovem estudante da classe operária e sofria todas as pressões que a juventude pobre enfrenta. Desemprego, falta de perspectiva, dificuldades financeiras. Tudo isso dividia conosco, sempre com tranquilidade e simpatia. Roger, na última noite, tirou sua própria vida. O suicídio é um mal que cresce pelos quatro cantos do planeta, em especial na juventude.

A morte desse camarada nos deixa infinitamente tristes. Nos solidarizamos com a dor da família e dos amigos. Ao mesmo tempo, para honrarmos a convicção comunista que temos certeza que ele compartilhava e construía conosco, nossa militância segue ainda mais firme na luta pela derrubada do capitalismo. Não permitiremos que esse sistema de barbáries continue adoecendo tantos jovens ao redor do mundo. Queremos que as próximas gerações estejam livres do mal e da opressão para poderem viver a beleza da vida.

Camarada Roger, presente!