Início / Teoria / 36 anos do Golpe de 11 de Setembro no Chile

36 anos do Golpe de 11 de Setembro no Chile

Relembramos este dia que traz importantes lições da luta de classes com um vídeo curto de Ken Loach, um artigo de Alan Woods e um debate na Livraria Marxista em São Paulo.

Vídeo

11 diretores de cinema foram convidados para fazer um filme sobre a queda das torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001. Abaixo indicamos a brilhante contribuição de Ken Loach, cineasta inglês, que traça um paralelo com um outro 11 de Setembro, aquele de 1973 no Chile.

Artigo

Em 11 de Setembro do ano passado, por ocasião dos 35 anos do golpe de Pinochet no Chile, publicamos um artigo de fundo do camarada Alan Woods, escrito em 1979. Atual até os dias de hoje, este artigo destaca as lições que a classe trabalhadora de todos os países deve sacar daquele período histórico e do golpe que matou o presidente Allende e milhares de trabalhadores no Chile. Clique aqui para ler o artigo.

Debate

Hoje, 11 de Setembro de 2009, será realizado um debate na Livraria Marxista em São Paulo, com a participação de Dolores Mujica, diretora do Museu Luis Emilio Recanbarrem no Chile e Pedro Santinho, coordenador do conselho operário da Fábrica Ocupada Flaskô. O debate deve traçar paralelos entre as ocupações de fábrica no Chile durante o Governo Allende e as ocupações de fábrica no Brasil durante o Governo Lula.

Deixe seu comentário

Leia também...

Espártaco: um verdadeiro representante do proletariado da Antiguidade

No primeiro século antes de Cristo, um escravo chamado Espártaco ameaçou o poderio de Roma. …

Deixe uma resposta