Início / Artigos / Outras Análises | Ver Mais / Sindical / 2º Encontro do NÚCLEO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO PT

2º Encontro do NÚCLEO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO PT

CONVOCATÓRIA
Diante do atual panorama de ataques cometidos contra a Educação e seus trabalhadores, só resta a estes a mobilização organizada para fazer frente às políticas de terceirizações, precarização e esfacelamento da categoria.

No Estado de São Paulo, a administração do PSDB prossegue com o legado de sucateamento do ensino fundamental e médio, com mecanismos de promoção automática e de falsa valorização dos profissionais por provas de mérito. Há quase 20 anos, este governo tirano retira os direitos e fragiliza uma categoria que historicamente é combativa, jogando sobre suas costas a responsabilidade do sucesso do processo educativo, sem garantir as condições materiais necessárias para sua realização.

Na cidade de São Paulo, no governo Kassab (PSD), as terceirizações da Educação Infantil impõem uma situação de assédio e fragilidade aos profissionais das CEIS, que, no limite, os obriga a aceitar prestar serviços de forma precária. O projeto de escola integral, alardeado como educação integral, está sendo implementado como um amontoado de projetos sócio-educativos, através de contratações precarizadas e terceirizadas de educadores, mais uma vez em posição frágil para reivindicar direitos e melhores condições de trabalho.
No âmbito nacional, a lei do Piso salarial para os professores e 1/3 da jornada em atividades extra-classe não são aplicadas em boa parte dos Estados, não passando, até o momento, de um papel.

Os trabalhadores da educação devem fazer o combate pela retomada e ampliação dos seus direitos enquanto categoria, garantindo as condições para que a educação seja implementada enquanto direito social e não como prestação precária de um serviço. Importante ficar claro que a lei só ganha sua dimensão concreta a partir da luta organizada dos trabalhadores.

Os núcleos de base do PT são uma instância fundamental na construção de um Partido dos Trabalhadores comprometido com as reivindicações e necessidades de sua base e, neste caso, da categoria de trabalhadores da educação. Assim, propomos fortalecer os núcleos de base, pois o PT deve ser um partido democrático, de classe e socialista. 

Convidamos assim, todos os trabalhadores da educação, petistas e interessados em geral, a participar dos encontros do Núcleo de Trabalhadores da Educação do PT.

Nosso segundo encontro será no dia 17 de Setembro de 2011, às 11h na Livraria Marxista (Rua Tabatinguera, 318, próximo ao metrô Sé). Todos os que têm convicção no valor desta luta, são muito bem-vindos!

Daremos continuidade às discussões e ações:

– APEOESP e balanço da assembléia realizada em 02 de Setembro
– SINPEEM e Congresso (Outubro)
– Arte educadores da rede Municipal
– Informes e a continuidade da luta na E. E. Dr. Álvaro de Souza Lima (Zona Sul)
PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DE INTERESSE PÚBLICO!
PELA VALORIZAÇÃO REAL E IRRESTRITA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO!
PELO FIM DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO!

“A emancipação dos trabalhadores será obra da própria classe trabalhadora”. 
Karl Marx

Deixe seu comentário

Leia também...

Trabalhadores paralisaram por condições de trabalho e solidariedade. Foto: Francine Hellmann

O que podemos aprender com a greve dos servidores de Joinville?

Os servidores municipais de Joinville, em Santa Catarina, fizeram, entre os dias 2 e 4 …