120 bilhões de juros pagos em 2011

Luiz Bicalho

Parabéns a nossa Presidenta. Ela merece. O governo conseguiu fazer um gasto recorde de juros neste primeiro semestre de 2011. 120 bilhões. Cara é muito dinheiro! Mais que todo prêmio da Sena. Mais do que o que foi gasto com Saúde. 20 bilhões, em média, por mês!

Neste ritmo, ao final do ano, teremos um gasto recorde da dívida pública de 240 bilhões de reais. Uau! Os pobres banqueiros, os pobres milionários que colocam o seu dinheiro nos títulos públicos do Brasil, os “investidores” (eu ia dizer os especuladores, mas aí é criticar o governo e não tô fazendo isso não) todos eles agradecem estes valores fantásticos que eles estão embolsando.
Enquanto isso, o salário mínimo vale 545 reais (pense bem, o governo gastou o equivalente a pagar um salário mínimo para 220 milhões de pessoas!) e o bolsa família vale no máximo 140 reais por pessoa. E tem 12 milhões de pessoas que recebem a bolsa família.
Tá ai, as coisas que podemos pensar pra fazer com essa dinheirama toda: pagar um salário mínimo de bolsa família para cada família com 4 pessoas, aumentar o salário mínimo para o valor necessário calculado pelo DIEESE (2 mil reais) e cobrir qualquer déficit previdenciário, aumentar o piso nacional dos professores.
E você, tem alguma ideia melhor do que o governo poderia fazer com essa dinheirama toda? Não vale pedir pra botar ela toda no seu bolso, pois você não é igual aos milionários, nem aos “investidores”, nem aos banqueiros que já têm muita grana em seus bancos, grana que sai de nossos bolsos, os bolsos dos trabalhadores.