Início / Artigos 100 Anos

Artigos 100 Anos

Em 8 de março – 23 de fevereiro, pelo calendário juliano – de 1917 , as mulheres trabalhadoras começaram a Revolução Russa. Há 100 anos atrás, o proletariado assumia em suas mãos seu próprio destino. Em celebração desse centenário, as seções da Corrente Marxista Internacional (CMI) pelo mundo farão deste um ano em defesa das experiências e do legado de 1917, contra as falsificações da burguesia e dos seus agentes de esquerda. Nesta página especial, a Esquerda Marxista concentrará conteúdo elaborado de forma militante sobre o assunto.

As 10 maiores mentiras sobre a Revolução Bolchevique

Nenhum outro evento na história da humanidade foi objeto de tantas distorções, falsificações e invenções como a Revolução Russa. Aqueles que testemunharam o tratamento dado a Jeremy Corbyn pela imprensa britânica experimentaram o sabor amargo do despeito da sociedade. Hugo Chavez e a Venezuela também receberam recentemente tal atenção especial. …

Continue lendo... »

A burguesia e a Revolução Russa

O Estado de São Paulo, no dia 26 de outubro, dedicou o seu editorial à crítica da revolução de outubro de 1917. O jornal faz um balanço da revolução: O único legado realmente importante desse movimento, além dos milhões de mortos que causou e da destruição econômica que proporcionou, é …

Continue lendo... »

Impacto da Revolução Russa no Brasil

Há 100 anos a “Conflagração” e a Revolução Russa atingiam o Brasil. A 1ª Guerra Mundial iniciada em 28 de julho de 1914 foi o fruto direto de uma tentativa de redivisão do mercado mundial pelas grandes potencias imperialistas europeias. A poderosa Grã-Bretanha que dominava os mares e terras incontáveis …

Continue lendo... »

Lições dos quatro primeiros congressos da Internacional Comunista

Discutiremos aqui os quatro primeiros congressos da Internacional Comunista (IC), ainda dirigidos por Lenin e Trotsky e ainda não burocratizados em consequência da contrarrevolução estalinista. Assim, discutiremos um dos períodos de maior riqueza teórica e prática para o desenvolvimento de uma prática revolucionária genuinamente comunista em nível mundial, de 1919 …

Continue lendo... »