1903 – Atas do II Congresso do POSDR

Essa é a primeira tradução para o português,  e até o momento a única, do registro completo do Segundo Congresso do Partido Operário Socialdemocrata Russo (POSDR), realizado no exílio em 1903.

Em seu livro “O Que Fazer ?”, publicado em 1902, Lenin afirmava que “a questão das relações entre o consciente e o espontâneo apresenta um imenso interesse geral e é preciso analisá-la com todo pormenor”. Poucos meses após este Congresso, ao fazer um balanço dos debates, ele mostra como uma questão aparentemente pontual, contida em um parágrafo que definia as condições básicas para que alguém fosse considerado membro do Partido, na verdade expressava uma luta intransigente pela teoria marxista contra todas as tendências burguesas dentro do movimento operário.

Diante dessas tendências – cujas forças derivam da própria posição da burguesia como classe dominante – o espontaneísmo significava para Lenin o caminho da rendição. Ele contrapunha a esse caminho um método,  e a base deste método – o centralismo democrático – era o reconhecimento do caráter consciente da revolução socialista. Em outras palavras, tratava-se de transformar a consciência do processo histórico real, sem a qual não pode haver luta revolucionária consequente, em força política independente e com influência de massas. Tratava-se da construção de um verdadeiro partido revolucionário de massas.

Compre aqui o volume 1

Compre aqui o volume 2